Thursday, May 6, 2010

SENHORETTE ou "eu" serei "você"



Hoje, mais uma vez, me vi pensando em um certo assunto, que resolvi então dividir com vocês, amigos navegantes.
Todos nós já ouvimos falar do tal dizer, que se refere å idade: "os 80 são os novos 70, os 70 são os novos 60, os 60 são os novos 50, os 50, os novos 40, e os 40 são os novos 30..." não é mesmo? Pois bem, então gostaria de propor uma idéia...
Que tal criarmos um meio termo entre as palavras SENHORA e SENHORITA???
Eu, por exemplo, não sou mais nenhuma SENHORITA, mas sinceramente, ainda não consegui me acostumar a ser chamada de SENHORA. SENHORA é a minha avó, e minha mãe (e olhe lá por que até ela tá meio enxuta para "SENHORA", talvez devessemos criar mais de um termo)
Ontem a noite, a caminho entre Pacaembu até a casa do chapéu da Vila Olimpia, papo vai, papo vem, com o simpatico motorista de taxi, eu indaguei: "Moço, quando é que você pára de chamar uma passageira de Senhorita e começa a chama-la de SENHORA? Voce examina ela? Conta as rugas?
Vê se tem cara de tiazinha?? Eu tenho cara de tiazinha??? O motorista, muito simpatico, que by the way, nasceu em 1988, socorro, me disse: :-"Não senhora, eu normalmente chamo todas as passageiras de SENHORA, é uma questão de respeito." Pois gostaria de anunciar: ESSE tipo de RESPEITO eu dispenso. Até inventarmos um novo termo para essa nova era, "eu" serei "você".
Precisamos urgentemente, de preferência antes que eu vire uma SENHORA, agilizar uma campanha, que tal? Eu tenho MUITAS amigas e primas e conhecidas que não são SENHORITAS, mas eu não aponto pra elas no estacionamento e digo, "Moço pode dar o papelzinho para aquela senhora (cole aqui a carinha de alguma amiga minha, da minha geraçao, pode ver no face...) Olha, quero dizer que não tenho NADA contra as SENHORAS. Conheço várias lindissimas, chiquerrimas, interessantérrimas, tipo quero ser você, UM DIA. Sacou? UM DIA. Mas, não hoje tá?
Tenho certeza que eu não sou a única, ruminando essa transição, e adorando fazer parte da geraçao onde foi invertada a tal estória dos 40 é o novo 30....
Então meninas, mãos a obra? Eu inventei o termo SENHORETTE. É, com dois Ts mesmo. Fica mais JOVEM. Estou aberta a idéias! Vamos votar!

4 comments:

  1. Boa Ana, também não estou querendo ser chamada de senhora e acho que você tem razão sobre o "meio termo". Também evito de chamar quem quer que seja de senhor, pois acho isto servil, careta, ultrapassado. Em alemão é outra estória....
    O fato é que antes não existiam quarentonas e cinquantonas enxutas como hoje....:-)
    Senhorette porém me lemra algo masculino, porque tem a palavra "senhor" antes do "ette", Não dá para ser algo mais feminino, sem vir de uma palavra "masculina"? Nnao me ocorre, só comento madame...
    E ser divorciada então? Este tem sido meu enjuriamento. Eu quero ser solteira, single mas nao "DIVORCIADA". Coisa pesada isto!!!

    Clara

    ReplyDelete
  2. Ha! Vamos ver se achamos um nome melhor que senhorette então... Se você tiver alguma boa idéia me conta! :)
    ana

    ReplyDelete
  3. Can you translate this one please

    ReplyDelete